sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Novo mapa das migrações: JN no Ar


Essa semana o Jornal Nacional ilustra alguns dos elementos relacionados aos fluxos migratórios recentes no Brasil. Não tão novos como o jornalismo pensa ser, mas intensificado nos últimos anos, a dinâmica migratória brasileira passou por mudanças importantes nas últimas décadas e vem chamando a atenção da mídia e da sociedade em geral.

Minérios aceleram migração e fazem 'surgir' cidade no Amapá (30/10/2012)
População de Pedra Branca do Amapari cresceu 24% em 5 anos e chegou a quase 11 mil habitantes. Cidade foi fundada há 20 anos, mas só passou a existir para valer quando empresa de mineração se instalou no local.

Nos arredores de Natal, quatro cidades recebem em média 28 novos moradores por dia. Segundo o Censo do IBGE, em apenas cinco anos Parnamirim ganhou mais de 35 mil moradores.
Mais de 6 mil foram para Sorriso. Quase 8 mil, para Nova Mutum. E 11.606 escolheram Lucas do Rio Verde, uma cidade que parece de outro Brasil.

Cidade do Rio Grande do Sul perde moradores por causa da migração (02/11/2012)
No noroeste do Rio Grande do Sul, a equipe do Jornal Nacional encontrou brasileiros saindo de suas casas. São normalmente jovens que deixam as propriedades rurais dos pais para viver na cidade grande.

JN no Ar mostra a migração na Baixada Santista (03/11/2012)
Em cinco anos, segundo o Censo do IBGE, a população de Praia Grande aumentou em 13%. Chegou, em 2010, a 262 mil habitantes.

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário